fbpx
 
BLOG

Integração Lavoura-Pecuária

Com o maior rebanho bovino comercial do mundo, o Brasil acumula 190 milhões de hectares em pastagens, valor capaz de aumentar a produtividade da bovinocultura sem precisar de mais áreas físicas. Entretanto, muitas dessas áreas são disputadas com as atividades agrícolas, como o plantio de soja, milho e trigo.

Como a pecuária do nosso país está baseada nas pastagens, é imprescindível que a mesma seja implantada com o uso de tecnologias de forma a evitar a degradação do solo. O preparo correto, correção da acidez e adubação do solo são fundamentais para garantir a produtividade da forrageira. Esta cultura está sujeita a vários fatores que podem prejudicar seu sucesso, como o clima, pragas e fertilidade, e seu êxito está intimamente ligado ao êxito da pecuária. Visto esse possível cenário de degradação, surgem soluções como o plantio direto e a integração lavoura-pecuária.

A integração lavoura-pecuária dentro da propriedade rural deve existir em compasso, beneficiando ambas as partes. Este conceito consiste no cultivo do solo por boa parte do ano ou o ano todo, gerando uma maior produtividade de grãos e aumento de ganho em carne e leite com custos mais baixos.

Um dos principais objetivos da integração lavoura-pecuária é conseguir boa parte dos custos com os grãos cultivados em pastagens degradadas. É recomendável cultivar grãos por 3 ou 4 anos antes de voltar com as forrageiras. E após 2 anos com pastagens é preciso voltar com lavoura novamente. E assim deve seguir o ciclo para evitar a formação de áreas degradadas.

Outra vantagem é a melhoria nas condições do solo nas áreas de lavoura, devido ao aumento da palhada e consequentemente o aumento na quantidade de nutrientes presentes. Essa matéria orgânica que se decompõe melhora as condições de penetração da água e também as trocas gasosas, retardando a compactação do solo.

Ademais, a integração lavoura-pecuária é capaz de reduzir e otimizar custos como o de mão-de-obra, insumos e maquinário. Isso acontece pois se aduba a terra uma única vez e se tem o benefício de duas culturas. Além dos ótimos resultados já demonstrados por essa prática, a redução dos riscos é potencializada.

Já possui essa prática na sua propriedade ou está pensando em implantar? No maior marketplace de agronegócio do Brasil você encontra muitas empresas prontas para te ajudar a aumentar a produtividade e reduzir custos.